Portugal a arder

http://www.expressodasilhas.sapo.cv

É dito que nunca houve um ano como este. Pelo menos eu posso dizer que nunca vi um ano tão mau.

Famílias e perderem casa, familiares, bens e memórias.

Não consigo acreditar em causas naturais, não para todos estes incêndios, não para toda esta tragédia.
Não consigo acreditar que depois de Pedrogão tanta gente tenha sido apanhada desprevenida, o governo não aprendeu nada?

Existem interesses por trás disto tudo, não pode haver outra justificação. Isso ou incompetência pura. São os do carvão e madeiras, as empresas às quais alugamos os meios aéreos de combate aos fogos, das empresas que serão chamadas para reconstruir casas e reabilitar os espaços afetados,... Eu já nem sei para onde me virar. Não fui afetado directamente pelos fogos, nem eu nem ninguém que me seja próximo, mas como compatriota de todos estes que sofreram, fico indignado.

A mentalidade de que "todos os anos houve, há e haverá incêndios" é apenas ESTÚPIDA. Façam algo porra! Limpem as matas, obriguem os donos dos terrenos privados a limpar esses mesmos espaços, metam os presidiários a limpar as matas, arranjem pessoas competentes para gerir as organizações responsáveis, formem a população à limpeza dos espaços e a evitar atitudes propícias à formação de incêndios (churrascos em zonas não cuidadas, atirar beatas de cigarro pelo carro fora e nas matas,...).

Vivemos um ano inteiro a falar do quão bom é o nosso país, dos prémios que vamos recebendo como locais turísticos, da comida, das pessoas,... E depois andamos semanas a chorar por causa dos fogos e do inferno em que estamos metidos.

Vi ontem um vídeo de um condutor a passar na autoestrada perto de Vagos e fiquei chocado, aterrorizado e nervoso. Talvez a melhor coisa para me pôr realmente a par de toda esta situação horrível.

Exemplo das coisas que podem ser vistas nas redes sociais.

Cuidem deste país. Cuidemos de Portugal.

Esta porra tem de acabar.

Comentários