Interpals, amigos internacionais por correspondência

Carrega na imagem para ir para o site

Havia há alguns anos atrás uma coisa chamada penpal friends (ou pen friends), amigos de países distintos que comunicavam entre si por correio. Hoje em dia por esses moldes seria algo desatualizado ou simplesmente batido pelas novas tecnologias e forma como nos comunicamos atualmente.

Apresento-vos assim o site Interpals.net, uma plataforma que permite pôr em contacto milhões de pessoas de todo o mundo.

Para melhorar e praticar línguas estrangeiras, para aprender novas, fazer amigos lá fora, pedir dicas sobre o que ver quando visitar este ou aquele país,... inúmeras possibilidades.

Qual a diferença do facebook? Bem, para começar o interpals não tem jogos (admito com algum ressentimento que comecei a usar o facebook nos tempos do farmville), não tem mural onde cada utilizador pode ir partilhando fotos, vídeos ou estados. É simplesmente um site para as pessoas conversarem entre si. Cada utilizador tem o seu perfil, onde pode colocar fotos (ou mesmo albuns), descrever-se de acordo com os tópicos disponibilizados (About me, Music, Preferences, Movies, Hobbies,... e por aí adiante) e tem o seu mural, onde os outros podem escrever coisas (não percebo bem esta parte, basicamente fica uma conversa pública). E claro, tem o chat, onde podem começar a enviar (e receber) mensagens.

Já tive uma conta há alguns anos atrás e cheguei ao ponto de a usar para entrevistar um holandês para publicar num blog que eu tinha na altura!

As pessoas costumam ser muito simpáticas e abertas à conversa. É possível encontrar um pouco de tudo, novos e velhos, europeus e asiáticos, africanos e americanos, homens e mulheres,...

A título de exemplo vou-vos mostrar com quem tenho conversado desde que criei uma nova conta recentemente:

-uma rapariga da República Checa super conversadora e simpática, que gosta de Portugal e Espanha. Pediu-me inicialmente para lhe corrigir uma composição que tinha escrito para as aulas de português, pois está a pensar vir para Portugal de erasmus.

-um brasileiro fã de formula 1 que até adicionei no whatsapp

-uma tailandesa que, apesar de algumas limitações a escrever em inglês, até é simpática e gosta de falar de coisas do dia a dia

-um russo que está a pensar visitar portugal e gosta de falar de compras (um pouco estranho...) e festas académicas

-um espanhol pró-Catalunha que até me está a ajudar a melhorar o meu portunhol (dizer espanhol seria um pouco ingénuo).

-um iraniano que não se fartou de fazer perguntas sobre relações internacionais (o que sabia do irão, o que achava dos muçulmanos e do islão, o que achava do ISIS, o que conhecia da arábia saudita,...). Para ser honesto este último tem-me deixado um pouco desconfortável (não me convidou a juntar-me ao estado islâmico, mas a meio da conversa comecei a acreditar que poderia chegar a isso, tendo-me apercebido que é contra o ISIS). Só faz perguntas, respondo com algum detalhe (15 linhas de texto em alguns casos) e na vez dele apenas dá respostas de 1 frase, sinto-me explorado.

De salientar que todas estas conversas foram iniciadas pelas outras pessoas, ainda não enviei nenhum Olá nem nada disso, para verem como as pessoas são simplesmente simpáticas no interpals. Além disso omiti algumas conversas que entretanto "morreram" (com um chinês, uma tailandesa e uma brasileira).

Inscrevam-se se ficaram interessados, vale a pena e é útil para treinar uma língua estrangeira que não costumem falar no dia a dia.

Comentários