Bati-te no Urban

Para começar deixo já a minha opinião sobre isto tudo. As agressões são de um nível injustificável e de uma estupidez difícil de entender, como é normal para quase tudo o que envolve estupidez.

A mim custa-me um pouco entender o que raio fez os seguranças baterem no rapaz daquela forma. Não o fizeram como seguranças mas sim como cidadãos, porque um verdadeiro segurança tinha-o afastado do recinto caso este tivesse provocado problemas/desacatos e acabava aí a história.



Ser segurança não é fácil. Trabalhar onde os outros se divertem nunca o é. Ter de aturar bêbedos e drogados quase todas as noites, se não todas as horas. Há pessoas que não se sabem comportar nem controlar e depois é o que é. Quem limpa isso? Os seguranças. E cá em Portugal até tenho ideia de que são relativamente bem tratados. Ainda esta semana vi um vídeo de uma americana que, embriagada, estava a ser arrastada por 4 seguranças (ou mais), entregou umas latadas num dos seguranças, ao que este respondeu com um valete chamado sopapo que a deixou KO no mesmo instante. A minha experiência diz-me que aqui a gente ainda tem algum respeitinho. E tenho um amigo que foi expulso de um evento por um segurança.

De forma desnecessariamente agressiva e sem pensar duas vezes, é verdade. Rompeu-lhe parte da t-shirt e tudo. E nem tinha sido ele a começar nada. Mas agiu logo e sem distribuir porrada em ninguém. Começou confusão e acabaram logo com isso.

Voltando ao Urban.

Mas não posso deixar de pensar numa coisa: o que é que os fez agir daquela maneira?

Agredirem por livre iniciativa e sem que o agredido tivesse feito alguma coisa deixa-me um pouco desconfiado. Frustração do trabalho/vida/seja lá o que for?

A vítima não parecia ter um ar agressivo, mas devemos sempre manter a dúvida. Mas ao que parece os seguranças já antes tinham sido acusados de comportamento agressivo e violência, e como tal perdem sempre à partida neste caso.

Investigue-se. Lisboa que tem tido tantos turistas e fama só fica a perder com estes casos. Imagine-se se eram estrangeiros? Era logo notícia lá fora e poderia ter impacto na imagem.

De qualquer forma, tenha o rapaz feito alguma coisa ou agido de forma super inocente, aquilo que lhe fizeram foi de uma crueldade que tem de levar a consequências, para o agressor, para a agência, para quem for necessário de acordo com os factos e a lei.

Comentários